sábado, 15 de outubro de 2011

Aula de Campo - 6º Ano

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

1. Se possível entrevistar alguém idoso no percurso para precisar as datas das fotos. Se existia eletricidade, pavimentação, etc, e comparar (em sala de aula).
1. 1. Alguma rua desapareceu? Qual? O que surgiu no lugar?

1. 2. No passado a paisagem observada apresentava característica rural ou urbana? E atualmente?

1. 3. Que marca do passado ainda está presente na paisagem observada? Em que ponto foi observado?

1. 4. Que aspectos mudaram na paisagem? (Construções, pavimentação, área residencial, rua, área comercial etc)

1. 5. No período (horário) da pesquisa o fluxo de pessoas e de veículos é intenso?

1. 6. Em qual área o movimento é mais intenso?

ÁREA DE VISITA, OBSERVAÇÃO E REGISTRO FOTOGRÁFICO E/OU ESCRITO:

Praça Getúlio Vargas [praça, igreja, edificações, movimento, arborização]
Calçadão [edificações, movimento]
Mercado e Cais (porto, mercado, movimento, cheiros, odores)
Avenida (Praça de Eventos) [movimento, edificações]


ROTEIRO DA ENTREVISTA [COM PESSOA IDOSA]

Nome: ___________________________________________________ idade: _______
Rua/local: ___________________________________________________________
1. Há quanto tempo reside e/ou trabalha no local?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Em sua opinião o que mais mudou nesse lugar ao longo dos anos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Como era o lugar antes [movimento, se existia eletricidade, pavimentação etc]
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Há diferenças em morar e/ou trabalhar nesse lugar se comparado com antes? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


FUNDAMENTAÇÃO

A paisagem revela a realidade do espaço em um determinado momento do processo. O espaço é construído ao longo do tempo de vida das pessoas, considerando a forma como vivem, o tipo de relação que existe entre elas e que estabelecem com a natureza. Dessa forma, o lugar mostra, através da paisagem, a história da população que ali vive, os recursos naturais de que dispõe e a forma como se utiliza de tais recursos.
A paisagem é o resultado do processo de construção do espaço. (Castrogiovanni, org. Ensino De geografia. Ed. Meditação. Porto Alegre: 2009)

Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. (...) A percepção é sempre um processo seletivo de captação. (Milton Santos. Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.)

Assim, cada um vê a paisagem a partir de sua visão, de seus interesses, de sua concepção. A importância da paisagem, portanto, é única, mas o modo como a aprendemos poderá ser diferenciado.
Nesta linha de raciocínio, outro aspecto que passa a ser importante é a dimensão histórica, que significa, no fundo, buscar explicações para as formas aparentes do espaço e entender o jogo de forças que atuaram na construção do espaço atual. Daí a importância de realizarmos essa pesquisa com a parceria da Professora de História [as observações de história nos ajudarão na percepção geográfica].

COMO E O QUE OBSERVAR

Durante o trabalho de campo observem as transformações que estão acontecendo atualmente nas paisagens do lugar onde vamos observar como construções de casas, reforma de edifícios comerciais, modificações na arborização das ruas, praças etc.
Fazer registro fotográfico, escrito, e/ou desenho [croqui].
Em sala de aula, confeccionar um painel com o tema: “Tutóia: os lugares no passado e no presente”.


              Disciplina: Geografia                                            Data: 11 de outubro de 2011
Professor: Elivaldo Ramos                                   Turma: 6º Ano

Um comentário: