sábado, 22 de outubro de 2011

A mudança da Paisagem de Tutóia. Aula de Campo de Geografia 6º Ano.

Desculpem o atraso.
No conteúdo que trabalhamos este mês procurei realizar a atividade em parceria com a Professora de História: Helena Maria.
Levamos os alunos ao centro da cidade [praça Getúlio Vargas, avenida, calçadão, cais e mercado], onde os alunos tinham a incumbência de observar e registrar as mudanças ocorridas nas últimas quatro décadas, de um modo bem resumido e até superficial é claro, pois não se trata de uma observação com cunho científico e sim didático, nos locais observados. Cada disciplina: Geografia e História com um roteiro de observação, ou seja, com um olhar específico. Que será trabalhado em sala de aula.
As fotos, me parecem por si só, trauzirem o que pretendíamos observar.
Vamos comparar, as paisagens, sempre com antes e depois, nas imagens [da esquerda antes e da direita depois].

Galera saindo da escola [à esquerda com Professora Helena e à direita, comigo]

Construção de 1939, que ainda resiste ao tempo com pequenas alterações.


Cais antigo, em construção e atual, apresentando áreas de deposição de lixo e esgoto in natura.

Banco do Brasil, pouco alterada a construção. Nas proximidades surgimento de novos prédios. Se nos atentarmos para os detalhes, a foto da esqeurda na frente do prédio do Banco havia uma rua, atualmente, suprimida pela construção da praça, ou seja, a rua não existe mais.

Construções mais antigas no Calçadão. Casa Veras [esquerda], imaginamos ser a construção mais antiga dessa área data de 1936. Foi, possivelmente, o 1º prédio comercial de Tutóia. A foto da direita funcionou uma pousada durante muito tempo e, hoje, parece desativada, conservando o aspecto da construção antiga do início do século XX.

Antes funcionava o banco Banorte, Telma e Correios [esquerda] até meados da década de 90, aproximadamente, atualmente prédio do Colégio São Judas que surgiu no final dessa década.

Provavelmente, datam da década de 40 as fotos antigas [à esquerda]. Uma vez que está gravada a data de fundação da Igreja Matriz (Católica) de 1942 atrás do prédio.

Fundação da Igreja Matriz (Católica) de 1942 atrás do prédio. E mudança no traçado da Rua Senador Leite que desaparece onde, hoje, é a Praça Getúlio Vargas.

Evidência da construção antiga, veja tijolos.

Instituto paulino Neves, a mais antiga instituição de ensino de Tutóia, atualmente desativado pela ameaça de desabamento. [E me desculpem, por falta de atenção política]

José Ramos comércio em dois tempos, sem data definida da foto antiga [esquerda] e atual [direita].

Início da Rua Sabino Conceição, sem data definida, próximo ao cais, antes, e hoje, 2011.

Fotos antigas da fonte: http://www.sergioramos.com.br/tutoia/ e autor desconhecido nas duas fotos da Igreja década de 40. Fotos atuais: Elivaldo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário