quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Debate realizado entre alunos do 8º Ano (hoje) com o tema África e suas regionalizações (destacando todos os aspectos: políticos, físicos, socieconômicos e culturais)


Questões do debate realizado entre alunos do 8º Ano (hoje)

Foi um debate muito proveitoso e mostrou que os alunos do IEMMa estudam  com afinco não somente para passarem em provas mas para estarem prontos para qualquer discussão geográfica pertinente às suas séries/anos.

Parabéns as alunas Morgana e Dione (sorteadas para o debate) e a toda a turma que as auxiliaram.


1. Explique o que foram as plantations no continente africano
 
2. Apresente as mais importantes atividades econômicas da África Setentrional
 
3. Há duas formas de regionalização do continente africano. Destaque-as e explique o que as define

4. Além das regionalizações consideradas principais: uma de acordo com a localização cada região geográfica e a outra de acordo com os traços culturais. Quais outros conjuntos regionais se dividem a África?

5. Considerando o meio físico e sua ocupação humana, a África setentrional possui três áreas mais ou menpos distintas: o Magreb, o Saara e o Nilo. Caracterize cada uma delas.

 
6. Descreva a África oriental destacando sua localização, topografia (relevo) e países que compõem esse conjunto regional.

7. Explique por que a África Meridional também recebe o nome de austral e a que se deve a importância desses territórios da África austral (detalhando sua explicação por território).

8. Quantifique os países africanos, sua população e quais os últimos países  a conquistarem a independência bem como quem os dominava.

9. Há dois grandes desertos no continente africano. Caracterize cada um, destacando localização e extensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário